FEIRA DO EMPREENDEDOR-BORN GLOBAL


Mais de 15 mil visitantes marcaram presença nas 18 iniciativas âncora da 17ª Feira do Empreendedor "Born Global", promovida pela ANJE, entre os dias 27 e 29 de novembro, no edifício da Alfândega do Porto. Ao êxito de uma iniciativa cada vez mais qualificada e de vocação internacional cumpre somar os frutos que estão ainda para vir: da criação de novas empresas aos investimentos, passando pelas naturais parcerias entre empresários. A tudo isto acresce ainda uma novidade, já que os empreendedores podem agora, através de uma biblioteca multimédia, assistir (ou voltar a assistir) às conferências, sessões de esclarecimento e workshops decorridos na Alfândega do Porto. 

A 17ª edição Feira do Empreendedor foi além da reunião de mais de uma centena de expositores, mobilizando atuais e potenciais empresários para ações complementares, dinamizadas por consultores, formadores especializados, gurus, investigadores, investidores, entre muitos outros. Nesta edição, o tema “Born Global” acabou por se repercutir numa completa agenda de iniciativas dedicadas à promoção de negócios além-fronteiras, desde a fase mais embrionária dos projetos até à expansão de negócios já existentes.

José Fontes, coordenador da unidade de empreendedorismo da ANJE, realça "a consolidação da aposta na iniciativa empresarial baseada no conhecimento e voltada para a criação de valor acrescentado a partir de uma forte aposta na inovação e internacionalização, facto que tornou a Feira do Empreendedor numa mostra de empreendedorismo diferenciador e competitivo". O responsável sublinha ainda a importância do certame na criação de novos negócios, potenciando o networking, “na perspetiva do match entre empresários e parceiros, consultores e investidores”. 

RESULTADOS VISÍVEIS A CURTO E LONGO PRAZO E RENOVAÇÃO DA APOSTA NO EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO
Em matéria de resultados, o coordenador da unidade de empreendedorismo da ANJE confirma que "há outputs imediatos, através do feedback positivo dos empreendedores que, no momento, identificaram oportunidades de negócio, estabeleceram parcerias ou adquiriram conhecimento numa determinada área”. No médio/longo prazo, o percurso e crescimento dos empresários vai materializar o impacto do certame, sendo que, por exemplo, o projeto Targetalent participou na sessão de investidores em 2013 e acabou por angariar o apoio de 200 mil euros junto dos investidores que ali encontrou. Este ano, numa fase mais madura do seu lançamento, a startup acabou por vencer o Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE. 

A 17ª edição da Feira do Empreendedor revelou ainda uma oferta renovada para o empreendedorismo qualificado, não apenas na vertente de exposição mas também com a introdução de novas oportunidades no programa complementar. Neste sentido, o certame apresentou as sessões Inov (pitch de inovação) e Invest (pitch com painel investidores), além de múltiplas conferências, oportunidades gratuitas de consultoria e momentos vários de networking.

OPORTUNIDADES DE (RE)INSERÇÃO PROFISSIONAL, INTRAEMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Além de potenciais empreendedores e empresários com projetos estabelecidos, a 17ª Feira do Empreendedor revelou ainda soluções para os problemas de estudantes e desempregados de curta e longa duração. Neste pressuposto, José Fontes realça "o reforço das ações destinadas ao estímulo da reinserção profissional e da requalificação dos quadros empresariais” e o combate ao desemprego jovem com a operacionalização de “eventos, instrumentos de apoio ao emprego, além das naturais soluções de capacitação para a atividade empresarial”.
O intraempreendedorismo foi outro conceito merecedor de destaque entre o núcelo de temáticas abordadas no ciclo de 26 conferências práticas do certame. Segundo o coordenador da unidade de empreendedorismo da ANJE, a associação “provou que o espírito empreendedor deve ser transversal às novas gerações e deve ser aplicado também na construção de carreiras por conta de outrem”. 

Financiamento, criação de empresas, internacionalização, inovação, emprego e gestão de carreiras foram outras temáticas versadas entre os workshops e conferências realizadas nas três jornadas de aprendizagem. Os empresários que não puderam marcar presença na Alfândega têm ainda oportunidade de assistir às conferências aqui.

No final dos três dias, fica o registo de mais 15 mil visitas de um público mais qualificado, em virtude de um reposicionamento do certame nesse sentido, e o reforço do papel da Feira do Empreendedor, enquanto núcleo agregador de um programa alargado de iniciativas que promovem a iniciativa empresarial, o combate ao desemprego e a criação de novos negócios com valor acrescentado. A Feira do Empreendedor é uma iniciativa da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, promovida no âmbito do projeto Academia dos Empreendedores e apoiada pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Fonte: ANJE